Prevenção é sempre o melhor caminho

O que aconteceria se você, momentaneamente, perdesse a capacidade de movimentar os ombros e os braços? Que tarefas e atividades a perda das funções do ombro impactaria mais significativamente?

O ombro é uma das articulações mais complexas do corpo humano. A ele estão conectados os braços e a combinação do formato ósseo, dos ligamentos e músculos, é responsável por permitir um grande número de movimentos. Escrever, digitar, cozinhar, se alimentar, segurar a sacola do supermercado, se vestir, ninar um bebê, pentear o cabelo… Já precisou fazer algum desses simples movimentos com dor?

Desde funções corriqueiras até as mais específicas, como realizar movimentos na natação, por exemplo, só acontecem com fluidez e liberdade se os ombros estiverem funcionando em equilíbrio. Quando a articulação dos ombros é acometida, seja por dor ou por bloqueios mecânicos, perde-se também muita funcionalidade.

A dor musculoesquelética no ombro é considerada uma das causas mais prevalentes de dor e incapacidade em adultos. E os principais motivos estão relacionados ao excesso de movimentos repetitivos em atividades laborais, que são essenciais a qualquer pessoa. Situações como trabalhar em pé, usar o computador por muito tempo ou atividades que exigem movimentos com as mãos acima da linha dos ombros, sobrecarregam a musculatura, que perde força e capacidade de contração, principalmente quando existe inflamação.

A força é também necessária para a estabilidade da articulação. O formato raso da cavidade glenoide, na escápula, permite que a cabeça do úmero encontre maior número de possibilidades de movimento. Ao mesmo tempo torna o ombro a articulação mais instável do corpo humano. Deslocamentos ou luxações são muito comuns, principalmente em homens jovens, em idade produtiva, impactando, muitas vezes, a atividade laboral ou esportiva.

Portanto, fortalecer os ombros, priorizando o bom alinhamento e a mecânica natural dos músculos, é essencial para a estabilidade e para que seja possível suportar a sobrecarga exigida em diversas atividades cotidianas, laborais e esportivas.

Fortalecer os ombros:

  • Melhora a qualidade do movimento
  • Melhora a estabilidade
  • Mantém a função nas atividades diárias, laborais e esportivas
  • Previne lesões por esforço repetitivo
  • Previne a instabilidade
  • Previne o deslocamento ou a luxação da articulação

 

Leia mais:
Lesões por esforço repetitivo: o que você precisa saber sobre
Para dor muscular, o que é melhor?

 

Dr. Adriano Marchetto – CRM 78.226