Em época de Copa do Mundo, futebol é sempre o assunto, então vou falar aqui de luxação de ombro em jogadores de futebol. É uma lesão mais rara de ocorrer, mas acontece. E não só em goleiro!

Jogadores de linha costumam sofrer luxação do ombro normalmente após um trauma agudo, como queda ou trombada com outro atleta. O choque faz com que a articulação se desloque de forma parcial ou completa.

Dos participantes da Copa do Catar 2022, o jogador Mohamed Salah, principal destaque da seleção do Egito, sofreu luxação no ombro esquerdo e quase teve comprometida sua participação no Mundial.

Quando a lesão ocorre, a sensação é de deslocamento da articulação com dor, pois há perda de contato articular de ossos que deveriam estar próximos e em contato através da cartilagem.

No tratamento, o primeiro passo é colocar o ombro no lugar nos casos em que ele se desloca e não volta espontaneamente. Depois, é decidido se o tratamento será conservador ou cirúrgico dependendo do tipo de lesão e de paciente.

Quando é conservador, consiste em imobilização nos primeiros dias, fisioterapia e fortalecimento muscular. Para os esportistas, jovens, indivíduos com muita demanda que têm lesões recidivantes, o tratamento cirúrgico é o mais indicado.