Bem-vindo a este espaço dedicado a sanar dúvidas e fornecer informações sobre patologias e tratamentos do ombro. Mas antes de começarmos os posts, que tal nos conhecermos melhor?

Bom, como você já sabe, sou o Dr. Adriano Marchetto e há duas décadas atuo na área de cirurgia do ombro e do cotovelo. Embora pareçam articulações menores e menos importantes, ambos nos garantem mobilidade para executar diversas atividades no dia a dia, da prática de exercício físico a determinadas profissões. Por esse motivo, o ombro, por exemplo, é uma articulação formada por algumas estruturas ósseas e outras ligamentares que auxiliam na estabilidade e movimentação do mesmo e, portanto, é bastante suscetível a lesões.

Mas não para por aí, 25% dos pacientes com dor no ombro relatam que já passaram por episódios prévios (NCBI), o que nos mostra como o ombro é uma articulação complexa que quando não tratada da forma adequada tem grandes chances de recorrência.
Sabendo dessa complexidade, dediquei a minha vida a estudar a fundo essas estruturas, por meio de constante atualizações, como o fellowship em dois dos mais importantes hospitais dos EUA.

É com enorme satisfação que inauguro este blog e já aproveito para te convidar a ficar ligado aqui, pois toda semana trarei conteúdo novo acerca de lesões, tratamentos, técnicas cirúrgicas minimamente invasivas e cuidados com essas articulações. Até breve!