Conheça os principais movimentos

Não subestime o seu cotovelo. Essa articulação faz a ligação entre o ombro e a mão, sendo fundamental durante a execução de diversos movimentos que envolvem o membros superiores como um todo. Neste post, você vai conhecer um pouco sobre como funciona a articulação do seu cotovelo.

Parece uma só, mas são três articulações que funcionam como uma unidade dentro de uma única cápsula e uma membrana sinovial. A articulação do cotovelo é formada pelas articulações entre rádio e úmero, entre ulna e úmero e entre rádio e ulna. O úmero é o osso do braço que forma a articulação do ombro na extremidade mais proximal, onde se articula com a escápula. O rádio e a ulna são os ossos do antebraço, sendo o rádio o osso do mesmo lado do polegar e a ulna o osso do mesmo lado do dedo mindinho.

A articulação entre rádio e úmero é conhecida como articulação do cotovelo. Ela funciona como uma dobradiça que permite a flexão e extensão do antebraço. Já a articulação radioulnar pertence funcionalmente às articulações do antebraço e participa dos movimentos de pronação e supinação do antebraço.

A principal função do cotovelo é conduzir e permitir o posicionamento da mão. Imagine, por exemplo, que você está se alimentando. O movimento de pronossupinação do cotovelo é essencial para que você tenha êxito nessa simples tarefa, desde colocar a comida no garfo até levá-la à boca. Para isso, é preciso que você consiga executar a pronação e supinação, movimentos fundamentais para posicionar a mão. Se você colocar a sua mão e antebraço sobre a mesa, com o cotovelo fletido (dobrado), está fazendo a pronação quando a palma da sua mão estiver virada para baixo, e a supinação quando a palma da sua mão estiver virada para cima.

Se a amplitude de movimento do cotovelo for restringida, por dor, por artrite ou artrose, por trauma ou devido a imobilização prolongada, a rigidez no cotovelo poderá dificultar tarefas simples e causar uma compensação com os movimentos dos ombros, que, com o tempo, poderá levar a um desequilíbrio da biomecânica de todo o membro superior.

Como está o seu cotovelo? Se sente dor ou passou por trauma e imobilização, procure um especialista para orientar você sobre a mobilidade do cotovelo.

 

Leia mais:

Rigidez do cotovelo

Dr. Adriano Marchetto – CRM 78.226