As principais lesões no ombro

Em um post não muito distante, falei um pouco das principais lesões de ombro no crossfit. Bom, como você já deve saber, essa é uma articulação bastante recrutada em diversas modalidades, como é o caso do tênis. E hoje vamos conhecer as principais lesões do ombro no esporte.

Quando se fala em lesão em membro superior do atleta de tênis, o cotovelo costuma ser a região mais afetada. Por outro lado, um estudo revelou que de 4% a 17% dos praticantes do esporte relatam dor no ombro. Essa pesquisa, publicada no Br Jornal Sports Medicine em 2012, ressaltou que esse quadro foi observado em atletas adolescentes de alto rendimento.

Mas como isso acontece e que lesões são essas?

Com o aumento da exigência física e da velocidade do jogo, o saque se tornou um dos fundamentos mais importantes do tênis. E já é de se imaginar que, com isso, a articulação do ombro sofra constantes microtraumatismos, o que reflete no aumento dessas lesões.

E por falar nelas, as mais comumente relatadas são: as lesões labrais superiores anterior e posterior (lesão de SLAP), a lesão labral ântero-inferior, as tendinopatias, o nosso já conhecido manguito rotador, além das discinesias da escápula.

É por isso que é tão importante, principalmente para um atleta, contar com uma equipe que integre médicos especialistas, fisioterapeutas e treinadores. Prevenir lesões é a chave para ter uma carreira duradoura em qualquer modalidade.


ESTUDO CITADO: Abrams GD, Renstrom PA, Safran MR. Epidemiology of musculoskeletal injury in the tennis player. Br J Sports Med. 2012 Jun;46(7):492-8.