Pode afetar os cotovelos?

Sem delongas, já começo respondendo à pergunta: sim! A artrose pode ocorrer nos cotovelos, porém, os casos são raros. Infelizmente raros não significam impossíveis, por isso hoje vou explicar um pouco mais sobre esse quadro. Vamos lá?

Bom, para começar, vamos dar uma olhada no conceito de artrose. Basicamente, trata-se de uma degeneração da cartilagem – estrutura que evita o atrito das extremidades ósseas – de uma articulação. Quando a cartilagem é desgastada ou lesionada (artrose), o bom funcionamento da articulação fica comprometido, desencadeando desconforto e limitações.

É fato que o cotovelo, diferente do quadril e do joelho, não costuma sofrer com sobrecargas, além de ser bem articulado, com superfícies adaptadas e ligamentos estabilizadores fortes e resistentes, o que o torna menos suscetível à artrose. Por esse motivo, os casos de artrose na região costumam ser de origem traumática ou ocasionados por lesões prévias. Sabendo de tudo isso, fica a pergunta: o que causa artrose no cotovelo?

As causas são variadas, mas podemos dizer que há aquelas de relação mais direta (primárias) e as secundárias.

  • Primárias: fatores genéticos (histórico familiar) e esforço repetitivo (por trabalho ou algum exercício físico).
  • Secundárias: outras doenças (patologias reumatológicas) e lesões pré-existentes (causa mais comum).

Como é o tratamento? Quase como um mantra, eu repito: depende de alguns fatores, como grau da evolução da doença, histórico e condições dos pacientes, entre outras particularidades. Em fase inicial, o tratamento da artrose de cotovelo consiste em interromper o progresso do quadro, além de alívio dos sintomas. Em casos cirúrgicos, o mesmo raciocínio da individualidade será aplicado. Além disso, existem técnicas minimamente invasivas como a artroscopia e a artroplastia.

Converse com um especialista para entender melhor.

 

 

 

Dr. Adriano Marchetto – CRM 78.226